Postagens dijaoge:

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ruas não deveriam ser calçadas

Os cuidados são intensos quando o assunto se refere a inclusão social em Florianópolis. De acordo com um artigo que li a pouco tempo no site O Regional SC, a inclusão do grupo de pessoas com necessidades especiais no mercado tem ganhado uma atenção especial. Penso que é interessante.

Quando caminho pelas ruas da cidade, foco no centro de Floripa, me pergunto por onde anda o resto da inclusão social. Pois é bravíssima a idéia de todos serem inclusos no mundo do trabalho, mas como fazem para chegar até esse trabalho? As condições das ruas limitam qualquer pessoa.

Numa quinta-feira - antes da sexta-feira santa - estava eu e minha mãe no centro da capital quando nos deparamos com um senhor que devia ter aproximadamente 80 anos. Ele caminhava com dificuldade. Fomos ajudá-lo e logo seguimos com a pergunta: "Por que o Sr não está na calçada?". E logo veio a resposta: "Na calçada posso cair, tem muito buraco, na rua é mais fácil para eu me equilibrar". Melhor então ser desviado por um automóvel?

Isso não acontece apenas com pessoas de idade. Observa-se que aqueles que possuem qualquer tipo de limitação também não conseguem percorrer com independência. Sempre é necessário alguém para ajudar ou as laterais das ruas se transformam em calçadas.

Inclusão Social é muito importante para o "mundo" crescer. Mas ainda existem assuntos básicos e do mesmo modo relevantes para que todos realmente se sintam a vontade. Inclusão não é somente dar oportunidades e igualar o mercado de trabalho, circular por aí com facilidade e ter um dia-a-dia prático é muito mais que necessário. Obrigatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário